{{item.label}}

Cuidados com a pressão arterial

A hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão alta, é uma doença crônica em que a pressão sanguínea se eleva por diversos motivos, mas principalmente por causa da contração dos vasos por onde o sangue circula. É considerada uma doença silenciosa, pois muitas vezes não apresenta sintomas, dificultando seu diagnóstico. A doença se caracteriza quando a pressão arterial do paciente adulto (maior de 18 anos) é constantemente igual ou superior a 14 por 9.De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a hipertensão acomete um em cada quatro adultos, estimando assim que em torno de no mínimo 25% da população seja atingida pela doença, saltando para 50% após os 60 anos.

Hipertensão é uma doença séria que precisa ser controlada, por meio de tratamento adequado. Para se ter uma ideia, a doença é responsável por 80% dos derrames, 40% dos infartos e 25% dos casos de insuficiência renal sem chances terapêuticas de recuperação. 

Sintomas

Os principais sintomas de pressão alta são: tontura, enjoo, vista embaçada, dor de cabeça, dor na nuca e dificuldade para respirar. No entanto, é possível ter pressão alta sem apresentar nenhum sintoma. Por isso, caso ocorra algum incômodo que possa estar relacionado a doença ou até mesmo desconfiança de que a pressão está alta, procure um local onde ela possa ser aferida e um médico caso ela realmente esteja alta. 

Cuidados e tratamento

A prática moderada de exercícios físicos regulares ajuda a melhorar o sistema circulatório e pulmonar, atuando também na manutenção do peso ideal. Vale ressaltar que o sobrepeso faz com o que o coração se esforce mais para bombear sangue. Também é importante reduzir o consumo de sal, uma vez que este leva a retenção de líquidos, o que propicia a hipertensão. Recomenda-se também consumir menos embutidos, enlatados, refrigerantes dietéticos e alimentos em conserva, todos ricos em sódio.