{{item.label}}

Dor é um sinal de que algo está errado com seu corpo. Atenção aos sintomas, cuidados e tratamentos.

Assim como a febre, a dor é um sinal de que algo está errado, por isso é tão importante consultar um médico para identificar a causa e o melhor tratamento. Entre as dores mais comuns que afetam homens e mulheres de todas idades estão: muscular, articular e neurológica.

Fatores como estilo de vida e postura inadequada contribuem para que os tipos de dores mais comuns entre os adultos sejam as dores de coluna e musculoesqueléticas. Nessa fase da vida também podem surgir dores neuropáticas, que são um tipo de sensação dolorosa que ocorre em uma ou mais partes do corpo e são associadas a doenças que afetam o sistema nervoso, mais comumente o sistema periférico a partir dos nervos periféricos. Além, desse tipo de dor, há também as dores reumatológicas e aquelas ligadas a tumores

Nas pessoas acima de sessenta anos, os processos degenerativos naturais do envelhecimento são a principal causa de dor. São muito frequentes as dores nos quadris, joelhos, ombros, tornozelos, além de outras articulações que também podem ser afetadas. Nessa etapa da vida é importante descartar qualquer hipótese de dores relacionadas ao câncer ou a problemas circulatórios, por isso é importante sempre consultar um médico para avaliações periódicas.

Sintomas

Os sintomas da dor variam de acordo com o tipo de dor apresentada. Portanto, é importante ficar atento a qualquer desconforto e, caso o incômodo persista, procurar um médico.

Cuidados e Tratamentos

Recomenda-se sempre procurar orientação médica especializada, principalmente quando os sintomas persistem e/ou no caso de histórico familiar.  A prática regular de atividade física adequada e adoção de um estilo de vida mais saudável, incluindo uma alimentação mais diversificada e equilibrada, podem contribuir para uma recuperação mais rápida.