{{item.label}}
Pesquisas e Artigos

4 de setembro de 2018

Cuidar da higiene oral é importante para a autoestima e o bem-estar físico

Resultados dos cuidados com a boca e os dentes vão além de um sorriso saudável

Os dentes são responsáveis pela maneira como articulamos as palavras, mas também como mastigamos os alimentos, portanto, cuidar da higiene oral preserva a fala e permite que as funções alimentares sejam desempenhadas em sua totalidade. Além disso, dentes estragados ou a perda do dente comprometem o sorriso e podem causar mau hálito, afetando a autoestima e o bem-estar de maneira geral já que a pessoa nessas condições tende a perder a vontade de sorrir e de se relacionar com outras pessoas. 

A higiene oral adequada envolve manter a boca, as gengivas e os dentes limpos, livres de resíduos e saudáveis. Escovar os dentes corretamente, por exemplo, previne o surgimento de cáries, combate o mau hálito e é importante para a remoção da placa bacteriana, principal responsável pelas doenças periodontais. Outras práticas como usar o fio dental todos os dias, não consumir doces em excesso, usar produtos dentais que contenham flúor em sua fórmula e visitar o dentista regularmente, são fundamentais para uma boa saúde bucal. 

Porém, quando não cuidamos da nossa higiene oral corretamente os resíduos vão se acumulando nos dentes até formar a placa bacteriana, que pode evoluir para o tártaro, dando origem a cárie e a doenças como a gengivite e a periodontite (doenças periodontais), que podem causar inchaço nas gengivas, dor, vermelhidão, mau hálito, sangramento e até perda dos dentes. 

Formulada para prevenir doenças periodontais, a linha Perioxidin possui clorexidina, que é um antisséptico tópico eficaz no controle de infecções orais. Sua fórmula é isenta de álcool, ou seja, não causa ardência e melhora a cicatrização, podendo ser usado inclusive por pacientes em condições especiais (alcoólatras, pacientes oncológicos, etc.)  Sua composição conta também com o xilitol, que é um adoçante natural, anticáries, que estimula a produção de saliva e ajuda na remineralização dos dentes. Consulte seu dentista, pergunte sobre Perioxidin para ele e siga suas recomendações de uso.